info@paletadeideias.pt
T. 253 309 760
F. 253 309 769
Concursos

Paleta de Ideias vence concursos para a criação de duas campanhas de sensibilização

A Paleta de Ideias venceu dois concursos promovidos pela Agência de Energia do Ave (AEdoAVE) para o desenvolvimento de duas campanhas de sensibilização para a eficiência energética, iniciadas no mês de outubro na sub-região do NUTIII Ave.

No âmbito do desenvolvimento dos projetos "AvEficiente" e "Cantinho da Tocas", para a promoção da eficiência energética na sub-região NUT III Ave - formada pelos municípios de Vila Nova de Famalicão, Vizela, Guimarães, Fafe, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto -, foram promovidos pela AEdoAVE dois concursos públicos para a criação e desenvolvimento da comunicação e imagem das respetivas campanhas de sensibilização.

A Paleta de Ideias concorreu aos dois projetos, tendo sido depois a empresa selecionada pela AEdoAVE para implementação de ambos. As propostas incluíam a estratégia global, onde estavam integradas, para cada projeto, a tagline, a memória descritiva e as representações gráficas dos vários materiais a desenvolver.

Dionísio Monteiro, diretor do projeto, explica que "a comunicação global de ambos os projetos assentou em conceitos comuns como o apelo à mudança, o imaginário infantil e a adoção de uma linguagem simplista e informal, indo assim ao encontro do desafio lançado pela AEdoAVE de criar uma campanha de sensibilização para a eficiência energética utilizando como base para a comunicação a personagem Tocas".

Para além destes aspetos comuns foram também tomados em conta outros requisitos exigidos no âmbito de cada um dos concursos.
O projeto "AvEficiente" debruçou-se sobre a criação de diversos materiais dirigidos à população em geral, passando pela utilização de diversos meios, nomeadamente autocarros, outdoors e mupis. Foi também concebido um livreto de fichas colecionáveis e um fato-mascote da personagem "Tocas" em tamanho real, cuja distribuição e utilização visam reforçar a ação de sensibilização. Todos os materiais desenvolvidos para a campanha são acompanhados pela tagline -"Dicas da Tocas" - aplicada na forma de "selo" para funcionar como elemento aglutinador dos diversos materiais desenvolvidos.

Já o projeto "Cantinho da Tocas" focou-se exclusivamente na conceção de materiais para a população pré-escolar, tais como um conjunto de vários jogos e atividades, um manual de trabalhos e uma apresentação complementar; todos os materiais incorporam a tagline -"Quem disse que com a energia não se brinca?" - que procura incentivar os mais novos a adquirir conhecimentos essenciais de eficiência energética através de uma abordagem lúdico-didática.

As campanhas de sensibilização, "AvEficiente" e "Cantinho da Tocas" Pré- Escolar, com criatividade da Paleta de Ideias, arrancaram no início do mês de outubro e prometem incutir hábitos de consumo racional de energia e eficiência energética à população da sub-região NUT III Ave.

Bookmark and Share