info@paletadeideias.pt
T. 253 309 760
F. 253 309 769
Evento

Festival de Fotografia "Encontros da Imagem 2010"

Desde a sua criação em 1987, que os "Encontros da Imagem" têm vindo a ganhar maior dimensão e reconhecimento a nível nacional e internacional.

Originalmente ligado a uma associação de fotografia e cinema amador, rapidamente se tomou consciência da necessidade de assumir uma visão modernista, face ao desinteresse e ao marasmo instalado, que não acompanhava a revolução de ideias, da cultura e, sobretudo, da sociedade pós 25 de Abril. Era obrigatório imprimir energia e novos modelos de trabalho a uma associação que desvalorizava a transformação das mentalidades. Assim, nascia, em Braga, a primeira edição do evento "Encontros da Imagem", como hoje o conhecemos, revelando-se uma aposta ganha, num cenário em franco desenvolvimento. Abandona o seu carácter estático e adopta uma vertente dinâmica, na medida em que, todos os anos, procura redefinir-se, numa tentativa de se aproximar à realidade e aos desenvolvimentos estéticos, formais e técnicos da fotografia criativa, que é, de resto, a protagonista deste evento.

Subordinado ao tema "Transmutações da Paisagem", a edição 2010 analisa as representações da paisagem após a viragem do século e procura observar as relações de equilíbrio/desequilíbrio entre a paisagem e a presença humana, no que diz respeito à ocupação de território.

Para assinalar a XX edição do Festival, foi criado o "Prémio de Fotografia Emergentes dst", que, numa parceria entre os Encontros da Imagem e a empresa Domingos da Silva Teixeira, S.A., vai premiar o melhor portfolio de fotografia contemporânea 2010, com €7.500,00 e a oportunidade de expor individualmente no "Festival Encontros da Imagem 2011".

O sucesso deste evento, hoje considerado como o acontecimento fotográfico de maior importância da Península Ibérica, deu origem à fundação do Museu da Imagem. Como já vem sendo habitual, cerca de 30 exposições ocuparão diversos edifícios históricos, museus e galerias da cidade de Braga, como o Museu Nogueira da Silva, Torre de Menagem, Museu D. Diogo de Sousa, Museu da Imagem, etc.

Para mais informações, acerca deste festival imperdível, aceda a http://www.encontrosdaimagem.com/

Bookmark and Share